"O limite máximo de velocidade dentro das localidades vai cair de 50 para 30 km/h.
O plano, que está a ser aprofundado, prevê a introdução de dois conceitos: "Zonas 30 km/h" e "Zona residencial multifuncional". A redução da velocidade será acompanhada de medidas de acalmia de tráfego (introdução de lombas e semáforos), avança o JN."
Ok, nós sabemos que ninguém, ou quase ninguém, cumpre os limites de 50 km/h dentro das localidades, mas será que é por baixarem para 30 km/h que isso vai acontecer?
Não me parece.
Mesmo que isso aconteça, a tendência, na minha opinião, será para os acidentes aumentarem, pois o pessoal vai adormecer ao volante.
Eu tenho uma outra ideia:
Fecham-se os acessos ao interior dessas zonas e colocam-se umas bicicletas ao dispor dos cidadãos. Constroem-se mais estacionamentos à entrada dessas áreas e compram-se as bicicletas, mas poupa-se em lombas de 10 em 10 metros e em semáforos de 100 em 100 metros.
Ok, sei que estão a pensar no Inverno. Não há problema, basta adoptar uma medida já em uso na China. Estas belas bicicletas
A questão das compras também não é problema, pois existem soluções para isso. Uns belos atrelados completamente tapados para proteger possiveis passageiros, crianças ou "mercadoria".
De certeza que desta forma acabariam os acidentes nestas zonas, ou pelos os danos seriam de tal forma insignificantes que não haveria relatos deles.
Esta estratégia tem ainda a vantagem de melhorar o ar respirado em zonas residenciais.
Um comentário:
Obrigado por Blog intiresny
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