sábado, 12 de abril de 2008

Serpa 80km

Pronto, já acabou.
À partida estavam uns confortáveis 7ºC, o que fazia pensar duas, três e até quatro vezes se nos iriamos equipar ou não. Como a hora do briefing se aproximava, tivemos de dar esse importante passo de tirar a roupa quentinha que nos aconchegava o corpo.
Cerca das 09H, lá partimos, com a tipica voltinha por dentro de Serpa, saimos para a picada e é então que nos dizem que ali é o km zero. Ok, conta kms a zero para ser mais fácil a orientação durante o percurso, entretanto estavam decorridos cerca de 4,50km.
A parte inicial foi muito rápida, sempre a descer, o que adivinha longas subidas. É nesta primeira fase que passamos pelos single-tracks junto ao Guadiana. Uma imagem muito bonita, mas era preciso cuidado, pois o piso estava escorregadio e ao nosso lado estava a ravina. Entre os 8 e os 9km, sensivelmente, acaba-se esta linda imagem e começamos a subir.
Ok, aqui doeu. É sempre a descer até aqui e depois começamos a subir ainda com os musculos mal aquecidos. Mas lá se foi andando e de vez em quando eramos brindados com mais uma zona rolante.
Cerca do km 20, mais ou menos, lá nos perdemos, depois vamos a recuperar.
A partir do km 30, comecei a arrastar-me e a fazer o Certã perder tempo, pois foi sempre esperando aqui pelo atrasado... eh eh. Na origem do atraso, problemas com mudanças. Sempre que começava a subir, a bicicleta teimava em automaticamente meter mais uma ou duas mudanças para meter mais peso nas minhas pernas. Daqui para a frente, sempre em esforço.
Subidas eram muitas.
Eu acho que consegui descobrir quem disse que o alentejo era plano. Acho que foi o Neil Armstrong quando supostamente esteve na lua. Lá de cima é tudo plano.
Mais uma coisa, quem disse que o alentejo é seco? É que ribeiras com agua pelos joelhos, poças de água toda enlameada, eram mais que muitas.
Mas pronto, lá consegui chegar ao fim, com tempo oficial de 5h30m e uma media de 15.89, isto sem os 4.50km iniciais que foram bem rapidos...

Ah e a regra do percurso era: Agua -> Subida. Primeiro arrefecem-se os musculos com uma ribeira e depois sobe-se, sobe-se, sobe-se, olha-se pra frente e continua-se a subir... :)

Ficam aqui as minhas desculpas oficiais ao Certã, que pode tirar entre 30 e 45 minutos ao tempo que fez, para verificar o tempo que faria.

No meio disto tudo ainda consegui tirar uma foto ou duas, mas depois logo deixo aqui.

Uma nota negativa para a marcação do percurso, havia bastantes sitios onde deixava bastantes duvidas quanto ao caminho a seguir.
No final, zona de banhos e de almoço, também poderiam estar com uma sinalização melhor.
No final, foi positivo. Só o facto de na parte final ter conseguido voltar a rodar acima dos 25km/h já é muito bom. Não sei onde fui buscar as forças, mas elas apareceram.

Agora, revisão na bike, mais uns treinos e aguardar pelo proximo passeio.

P.S.:Oh Certã!!! Sempre a descer?!?!?!? Só se eles se enganaram e marcaram o percurso ao contrário... Aquilo foi sempre a subir... A descer só os primeiros 08kms...

Nenhum comentário: