sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pormenores maritimos

Pormenor da amarração de um navio ao cais.
Aqui ficam "presos" os cabos que o mantém atracado ao cais.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Lancha da Marinha

Vejam esta sequência e como uma onda aparentemente pequena, consegue esconder uma embarcação.


quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Convento de Cristo - Pormenores P/B

Algumas fotos a P/B .
Sistema antigo de recolha de aguas pluviais. Umas 'tampas' bem mais bonitas que as actuais.


Num dos pátios, estas escadas descem chão abaixo, sem fim à vista.

Convento de Cristo - Os dormitorios

O enorme corredor de acesso às celas.


Uma das celas


Vista de uma das celas


Talvez, a cela com a melhor vista


Claustros

Os claustros são originalmente góticos, com estrutura de arcadas quebradas sobre colunas grupadas. Já a nave manuelina de espaço unificado está coberta com abóbada rebaixada. As janelas, frisos e platibandas têm corpo manuelino com decoração vegetalista, enquanto a planta do conjunto monacal quinhentista parece inspirar-se na do Ospedale Maggiore, em Milão.

Iniciado nos anos 50 do século XVI, provavelmente por Diogo de Torralva, o Grande Claustro reflecte a paixão de D. João III pela arte italiana. Escadas em espiral ocultas nos cantos conduzem ao Terraço da Cera.

O Claustro da Lavagem é quadrangular de dois pisos; o Claustro do Cemitério é quadrangular, com um piso com cinco tramos por ala. O Claustro da Micha é quadrangular com quatro alas, enquanto o dos Corvos é também quadrangular, mas com duas galerias de dupla arcada separadas por contrafortes. Por último, o Claustro de D. João III é ainda quadrado, com chanfros nos ângulos. O Refeitório é rectangular, com abóbada de berço com nervuras formando caixotões quadrados. O Dormitório está disposto em cruz, com dois grandes corredores. Existem ainda o Claustro da Hospedaria e o Claustro de Santa Bárbara, quadrado, com quatro arcos rebaixados por ala, sobre colunas de fuste liso.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Convento de Cristo - Tomar

O Convento de Cristo, histórico monumento na cidade de Tomar (freguesia de S.Joao Baptista), classificado pela UNESCO como Património Mundial, pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede. Sob Infante D. Henrique o Navegador, Mestre da ordem desde 1418, foram construídos claustros entre a Charola e a fortaleza dos Templários, mas as maiores modificações verificam-se no reinado de D. João III (1521-1557). Arquitectos como João de Castilho e Diogo de Arruda procuraram exprimir o poder da Ordem construindo a igreja e os claustros com ricos floreados manuelinos que atingiram o máximo esplendor na janela da fachada ocidental.

Trata-se de uma construção periurbana, implantada no alto de uma elevação sobranceira à planície onde se estende a cidade. Está circundado pelas muralhas do Castelo de Tomar e pela mata da cerca.

Actualmente é um espaço cultural, turístico e ainda devocional. A arquitectura partilha traços românicos, góticos, manuelinos, maneiristas e barrocos.





domingo, 18 de janeiro de 2009

Gelo

Que bela composição de gelo


Os belos cristais de gelo. Prometo que da próxima vez tento registar de uma forma mais pormenorizada eheh

Paisagem - Serra da Estrela


Desportos de neve



Pont de l'araignée

Há uns tempos fiz um poste sobre uma ponte magnifica na Suiça. Para relembrar, deixo aqui o link.

http://luischainho.blogspot.com/2008/12/pont-de-laraigne-suia.html

Pois é, descobri mais alguma coisa sobre a dita. Vejam este video onde se vê o pessoal a saltar.




Aqui fica um pouco da sua história. Fica em Inglês...

Due to his structure and cable wire system that maintains it as stable as a cobweb, the bridge was baptised the spider bridge.
Hanging from the elastic, bungee jumpers look out like a spider hanging from its own string.
That is why a beautiful spider painted by the artist Berthod can can be spotted on the cliff that over hangs the Navizence river.
The suspended bridge of Niouc was build in precarious conditions in 1922. His goal was to bring water to the hamlet Briey and allow its crossing by the inhabitants or goals, then for years after the bridge stayed shilt to public.

In 1996, about tweny volunteers worked hard to get this famous bridge renovated and improved.

After reflacing each wooden board, applying barrels of paint, controlling its staties, foundations, sensity and ancrage the bridge was opened up again to the public.

This bridge is suspended in the enpty at a height of 190 meters and is 190 meters long and 50 centimeters wide. It is sourrounded by imposing cliffs.

O sitio de onde foi tirada a história
http://www.bungy.ch/english/index_en.htm

sábado, 17 de janeiro de 2009

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009